Exames

Os exames médicos periódicos são importantes para avaliar as condições de saúde do trabalhador e detectar precocemente algum problema que exija tratamento ou alteração nos meios de labor.

A frequência com que o exame periódico deve ser realizado depende do risco da atividade desenvolvida pelo empregado, sendo geralmente semestral, anual ou bienal.

Previsto na Norma Regulamentadora 7 (NR 7) aprovada pela Portaria nº 3.214/1978 do Ministério do Trabalho – mais especificamente no item 7.4.1, “b”, da referida norma.

Cabe ao empregador comunicar com antecedência ao funcionário, para que ele se faça presente no local onde será realizado o exame.

EXAMES COMPLEMENTARES

Contamos com ampla rede de credenciados para a realização de todos os exames complementares previstos na legislação trabalhista.

EEG – ELETROENCEFALOGRAMA

O EEG ocupacional é um teste de diagnóstico que monitora a atividade elétrica cerebral do trabalhador, a fim de descartar distúrbios neurológicos ou de consciência. É recomendado para avaliação de colaboradores que atuarão em funções de risco, como pilotos de avião, trabalhadores em altura e motoristas.

ECG – ELETROCARDIOGRAMA

O ECG na medicina ocupacional é utilizado para identificar possíveis problemas cardíacos em trabalhadores que estarão expostos às atividades laborativas de alto risco, como trabalho em altura, eletricidade de alta tensão, espaço confinado e motorista de carga pesada. É de grande importância, visto que indivíduos com patologias cardíacas apresentam maior risco de sofrerem um mal súbito durante o exercício profissional, o que, associado a atividades de riscos como as citadas anteriormente, pode resultar em acidentes de grandes proporções.

ESPIROMETRIA

Espirometria ocupacional é um teste de diagnóstico que mede a capacidade respiratória do trabalhador. Trata de monitorar a saúde respiratória de trabalhadores em atividades insalubres para o aparelho respiratório, como em ambientes onde são expostos à poeira ou produtos químicos, já que estão sujeitos a desenvolver doenças restritivas ou obstrutivas.

RX DE TÓRAX OIT

É um exame de raio-x que utiliza radiação ionizante para mostrar alterações nos pulmões, costelas do tórax, ossos da coluna e coração. As pneumoconioses são doenças pulmonares consideradas graves. Seu desenvolvimento ocorre quando o trabalhador é exposto de forma intensa (diariamente e por horas, por exemplo) a partículas de poeiras fibrogênicas. Essas partículas, quando inaladas, causam lesões pulmonares debilitantes, sendo muitas vezes irreversíveis. Daí a importância dos trabalhadores realizarem o exame, para ter uma qualidade de vida melhorada.

ACUIDADE VISUAL

Acuidade Visual é um exame que avalia a capacidade da visão de perceber a forma e o contorno dos objetos. No ambiente da Medicina do Trabalho, tal exame é fundamental porque consegue detectar se um trabalhador possui (ou não) déficit de visão que poderia causar riscos – a ele mesmo, a outros trabalhadores e ao patrimônio da empresa. A forma mais simples de diagnosticar um déficit de visão é através da aferição de acuidade visual com a Escala de Sinais de Snellen. Este exame consiste em ler linhas de letras cujo tamanho vai diminuindo, sendo que estas estarão penduradas a uma distância padronizada da pessoa a ser testada. Cada linha na tabela diz respeito a uma graduação que representa a acuidade visual.

AUDIOMETRIA

É um exame que avalia o grau de audição do ser humano, voltado especificamente para trabalhadores que são submetidos a ambientes barulhentos com risco de perda funcional do sentido da audição. É chamado audiometria ocupacional porque está relacionado com o trabalho, com a ocupação do colaborador dentro da empresa.

Unidades Prontomed

Novo Hamburgo

(51) 3584-4550

Rua 1º de Março, 453
Centro

Estância Velha

(51) 3551-1061

Rua Teodomiro Porto da
Fonseca, 444 – Centro

Dois Irmãos

(51) 3564-7585

Trav. Pastor Prutskin, 35
Centro