Blog

Portaria GM/MS nº 1.999: Ampliação da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT)

A Portaria GM/MS nº 1.999 atualizou a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho, adicionando 165 novas patologias. Com isso, o número de códigos de diagnóstico disponíveis aumentou de 182 para 347, abrangendo uma gama mais ampla de condições associadas ao ambiente de trabalho.

Essa medida visa fornecer uma visão mais abrangente dos riscos e fatores que podem comprometer a saúde do trabalhador, destacando áreas críticas que demandam atenção e prevenção. Além disso, oferece diretrizes claras para a identificação, diagnóstico e tratamento dessas condições, promovendo uma abordagem eficaz e abrangente no cuidado aos trabalhadores afetados.

Partes fundamentais do documento

  1. Destaque para Riscos e Desenvolvimento de Doenças:

Esta seção concentra-se nos riscos que podem levar ao surgimento de doenças ocupacionais. Proporciona uma visão abrangente dos fatores que podem comprometer a saúde do trabalhador, destacando áreas críticas que requerem atenção e prevenção.

  1. Identificação, Diagnóstico e Tratamento:

A segunda parte é dedicada à identificação, diagnóstico e tratamento dessas condições. Ela oferece diretrizes claras para profissionais de saúde, visando uma abordagem eficaz e abrangente no cuidado aos trabalhadores afetados.

Estar em conformidade com suas diretrizes é essencial para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.